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Título: SIGNIFICADOS ÉTICOS, POLÍTICOS E GNOSIOLÓGICOS DA HOMÓIOSIS THEOI NA REPÚBLICA E NO TEETETO
Autor: ANTONIO LUIZ CARDOSO DE FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA - ORIENTADOR
RENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66845
Catalogação:  28/05/2024 Liberação: 28/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66845&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66845&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66845

Resumo:
A sondagem dos significados latentes da expressão homóiosis theoi nos diálogos República e Teeteto se constitui como o interesse central desta pesquisa. Todavia, a explicitação de tais significados depende da inclusão do eidos e da psychê no campo semântico do divino. Trata-se de novas divindades filosoficamente justificadas por Platão. E é com elas que se torna possível a descoberta de significados éticos e políticos, assim como lógicos e epistemológicos, que envolvem a expressão homóiosis theoi, respectivamente, na República e no Teeteto. No diálogo sobre a justiça, as relações entre alma e ideia divinas pavimentam as condições éticas e políticas que efetivam a semelhança a deus tanto no indivíduo quanto na cidade. Por sua vez, no diálogo sobre a ciência, alma e ideia divinas estruturam as exigências epistêmicas requeridas à assunção da vida e experiência deificadas.

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