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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RUMO A CIDADES MAIS INTELIGENTES: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS POR MEIO DE PROCESSOS DE DESIGN PARTICIPATIVO Autor: RAQUEL CORREA CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66836
Catalogação: 28/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66836
Resumo:
Título: RUMO A CIDADES MAIS INTELIGENTES: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS POR MEIO DE PROCESSOS DE DESIGN PARTICIPATIVO Autor: RAQUEL CORREA CORDEIRO
Nº do Conteudo: 66836
Catalogação: 28/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66836
Resumo:
O conceito de cidades inteligentes é frequentemente associado a avanços
tecnológicos, porém também abrange aspectos do bem-estar dos cidadãos e a
sustentabilidade. A crescente disponibilidade de dados digitais resulta em um foco
excessivo na tecnologia, negligenciando a participação cidadã e subutilizado
consequentemente o potencial dessas informações. A nossa hipótese é que o design
pode facilitar o acesso a dados urbanos complexos por meio de narrativas baseadas
em dados e de processos participativos com a população. Logo, testamos um processo
de co-design utilizando métodos mistos para analisar o comportamento de
mobilidade. Estruturada em duas fases, a pesquisa inicialmente explorou projetos de
mobilidade, analisando relatórios da iniciativa Civitas e entrevistando profissionais
atuantes na área. Os desafios e soluções identificados foram testados na segunda fase,
usando métodos como coleta de dados abertos municipais, diário de uso e análise de
sentimentos em redes sociais. Por fim, foi realizado um workshop de co-design
usando ferramentas de visualização de dados para co-analisar a relação dos efeitos
meteorológicos na mobilidade urbana. Os resultados destacam o potencial do
designer como mediador, com participantes relatando facilidade para analisar
volumes substanciais de dados e considerando a proposta inovadora e agradável.
Pesquisas futuras poderiam avaliar a compreensão dos dados pelos participantes. A
contribuição desta tese reside em um processo de co-design que pode incluir diversos
atores, como governo, setor privado e cidadãos, utilizando ferramentas de narrativas
baseadas em dados, aplicáveis a quaisquer projetos com vasto volume de informação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |