$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RUMO A CIDADES MAIS INTELIGENTES: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS POR MEIO DE PROCESSOS DE DESIGN PARTICIPATIVO
Autor: RAQUEL CORREA CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66836
Catalogação:  28/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66836

Resumo:
O conceito de cidades inteligentes é frequentemente associado a avanços tecnológicos, porém também abrange aspectos do bem-estar dos cidadãos e a sustentabilidade. A crescente disponibilidade de dados digitais resulta em um foco excessivo na tecnologia, negligenciando a participação cidadã e subutilizado consequentemente o potencial dessas informações. A nossa hipótese é que o design pode facilitar o acesso a dados urbanos complexos por meio de narrativas baseadas em dados e de processos participativos com a população. Logo, testamos um processo de co-design utilizando métodos mistos para analisar o comportamento de mobilidade. Estruturada em duas fases, a pesquisa inicialmente explorou projetos de mobilidade, analisando relatórios da iniciativa Civitas e entrevistando profissionais atuantes na área. Os desafios e soluções identificados foram testados na segunda fase, usando métodos como coleta de dados abertos municipais, diário de uso e análise de sentimentos em redes sociais. Por fim, foi realizado um workshop de co-design usando ferramentas de visualização de dados para co-analisar a relação dos efeitos meteorológicos na mobilidade urbana. Os resultados destacam o potencial do designer como mediador, com participantes relatando facilidade para analisar volumes substanciais de dados e considerando a proposta inovadora e agradável. Pesquisas futuras poderiam avaliar a compreensão dos dados pelos participantes. A contribuição desta tese reside em um processo de co-design que pode incluir diversos atores, como governo, setor privado e cidadãos, utilizando ferramentas de narrativas baseadas em dados, aplicáveis a quaisquer projetos com vasto volume de informação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui