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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MASCULINIDADES, INTERSECCIONALIDADE E PROTEÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA Autor: NATALIA MAROUN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66553
Catalogação: 02/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@2
Resumo:
Título: MASCULINIDADES, INTERSECCIONALIDADE E PROTEÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA Autor: NATALIA MAROUN
Nº do Conteudo: 66553
Catalogação: 02/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553@2
Resumo:
A partir de uma perspectiva interseccional e relacional de gênero, este
estudo propõe analisar presenças masculinas no espaço de uma escola pública, com
foco na dimensão de proteção social da política de educação e nas experiências de
exercício de cuidados por familiares homens. Tendo como base o ambiente escolar
para produção de dados empíricos, a tese apresenta e discute (des)conexões entre
as políticas educacionais e os sistemas de proteção social, considerando que as
escolas públicas representam um instrumento essencial de atendimento às famílias
da classe trabalhadora. Como eixo norteador, a intersecção de raça, classe e origem
surge enquanto categoria central de análise ao abordar as identidades masculinas
presentes no âmbito escolar (quem são esses homens e o lugar por eles ocupado),
evidenciando relações de poder existentes e suas manifestações, sobretudo quanto
ao modo como outras concepções de masculinidades, à margem da hegemônica,
são representadas nesse espaço. Para tanto, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com profissionais da escola e com familiares homens que cuidam
dos filhos. Como principais resultados, destacam-se a visão protetora da escola,
os conflitos e tensões de gênero entre os profissionais presentes no âmbito escolar,
bem como a necessidade de reflexões que relacionem identidades masculinas não
hegemônicas ao cuidado, tecendo apontamentos acerca de possíveis caminhos
alternativos à naturalização dessa categoria como consequência quase exclusiva da
divisão sexual (e racial) do trabalho e contribuindo, portanto, para uma maior
articulação entre gênero, política de educação e proteção social.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |