$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A INTERNALIZAÇÃO DA HUMILDADE NAS ORGANIZAÇÕES: PROPOSIÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE MATURIDADE DA CULTURA DE HUMILDADE ORGANIZACIONAL (MCH)
Autor: RENATO CUENCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66542
Catalogação:  02/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66542@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66542@2

Resumo:
As práticas da humildade ampliam a excelência organizacional e a vantagem competitiva, sendo utilitária a criação de modelos para a sua internalização nas organizações. A cultura de humildade é pouco estudada no campo da gestão, em função de seus desafios conceituais e metodológicos. A fim de cobrir essa lacuna, este projeto tem por objetivo propor e validar um modelo de maturidade da cultura de humildade organizacional (MCH) que suporte a internalização desse valor nas organizações em regime progressivo. Abordagens metodológicas mistas são utilizadas ao longo de três fases: (i) qualitativa - criação do modelo preliminar da cultura de humildade organizacional (CHO), (ii) quantitativa - validação do CHO com seus construtos fundamentais e (iii) validação junto a lideranças corporativas do conteúdo do MCH. Os resultados indicam os construtos fundamentais do CHO: equilíbrio, elogio, confiança, colaboração, feedback, criatividade, e comunicação, a partir dos quais configura-se o MCH que propõe um continuum de 5 estágios de maturidade cultural: retórico, embrionário, estimulado, pleno e virtuoso, sendo que cada tipo reflete respectivamente comportamentos distintos em relação à humildade, progredindo de despreocupado, reativo, obrigatório, voluntário até inconsciente, no qual as práticas de humildade se internalizam em ações virtuosas. Ao apresentar um modelo estruturado, objetivo e progressivo dos comportamentos de humildade, o estudo evidencia os desafios para uma evolução cultural nas organizações: liderança, comunicação, e trabalho em equipe. Adicionalmente o estudo oferece potenciais endereçamentos às organizações e apresenta avenidas de oportunidade para pesquisas futuras, como ulteriores testes do modelo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui