$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM TINTAS DE CABELO E AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE
Autor: JESSICA SOARES DOS SANTOS LIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TATIANA DILLENBURG SAINT PIERRE - ORIENTADOR
LAIS NASCIMENTO VIANA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66519
Catalogação:  29/04/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66519@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66519@2

Resumo:
Tinturas de cabelo, amplamente utilizadas em cosméticos, demandam atenção especial para garantir a ausência de substâncias prejudiciais à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece limites de impurezas, como 20 mg kg(-1) para Pb e 100 mg kg(-1) para a soma dos demais elementos potencialmente tóxicos. A fim de avaliar a ocorrência de elementos potencialmente tóxicos em tinturas comercializadas no Brasil, a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) foi empregada neste estudo para determinar as concentrações de Al, Ba, Be, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Hg, Li, Mn, Mo, Ni, Pb, Sb, Sn, Sr, Ti e Zn em 26 amostras de tinturas de cabelo. A maioria das amostras apresentou baixas concentrações dos elementos estudados (< 1 mg kg(-1) ), exceto Pb em duas amostras (T01 e T09), tinturas à base de acetato de chumbo, que apresentaram concentrações de até 3.500 mg kg(-1) , e Al com concentrações de até 480 mg kg(-1) para a amostra H01. Utilizando metodologia do Scientific Committee on Consumer Safety da União Europeia, foram avaliados os riscos à saúde associados à exposição prolongada a esses elementos. Alguns elementos demonstram margens de segurança (MS) maiores do que 100, indicando exposição segura de acordo com a Environment Protection Agency (EPA). No entanto, Al, Pb, Cr, Mn e Ni apresentaram valores de MS abaixo de 100, suscitando preocupações em relação ao uso prolongado de algumas tinturas comerciais por apresentarem um valor de MS considerado inseguro (MS < 100) pela EPA.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui