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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS ESTRATÉGIAS AUTOPREJUDICIAIS E AS ATRIBUIÇÕES DE DESEMPENHO POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Autor: BEATRIZ RODRIGUES SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - ORIENTADOR
ZENA WINONA EISENBERG - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66485
Catalogação: 18/04/2024 Liberação: 18/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66485
Resumo:
Título: AS ESTRATÉGIAS AUTOPREJUDICIAIS E AS ATRIBUIÇÕES DE DESEMPENHO POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Autor: BEATRIZ RODRIGUES SOARES
ZENA WINONA EISENBERG - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66485
Catalogação: 18/04/2024 Liberação: 18/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66485
Resumo:
A autorregulação da aprendizagem é o processo de monitoramento,
controle e reflexão sobre o próprio aprendizado de acordo com o grau em que os
estudantes atuam a nível cognitivo, motivacional e comportamental nesse
contexto. Algumas pesquisas que investigam as estratégias observadas em alunos
no contexto da aprendizagem demonstram que, ao invés de ajudá-los, possuem
alto potencial prejudicador, as chamadas estratégias autoprejudiciais. Utilizando
Jones e Berglas como principal referencial teórico deste construto, a presente
pesquisa articula este construto com a atribuição de causalidade de Weiner, com o
objetivo de fornecer arcabouço teórico para a investigação da adoção de
estratégias autoprejudiciais de aprendizagem por alunos do 1º ano do ensino
médio e a atribuição do desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como
instrumentos a Escala de Estratégias Autoprejudiciais para estudantes
universitários, que foi adaptada para o ensino médio nesta pesquisa, e um
protocolo de entrevista semiestruturada de autoria própria. Através dos escores
totais observados na amostra (n=58), foram selecionados três estudantes que
apresentaram os menores escores e três que apresentaram os maiores escores para
participarem de entrevistas individuais, totalizando seis entrevistados. Os
resultados quantitativos apontaram maior identificação dos alunos com estratégias
autoprejudiciais como a preparação adequada antes de avaliações e o mau
gerenciamento do tempo. Já os resultados qualitativos apontaram que, para o
menor desempenho, foi possível observar que as atribuições de causalidade foram
majoritariamente de lócus instável, não controlável e externo. E, para o maior
desempenho, foi possível observar que as atribuições de causalidade foram
majoritariamente de lócus interno, estável e controlável. Através das entrevistas,
foram relatadas diferentes justificativas mobilizadas pelos estudantes para
justificar o desempenho, como o estilo de aula dos professores, o estilo de
aprendizagem, as características das disciplinas, a relação entre eles e os docentes,
afinidade pela disciplina, a valorização da área do conhecimento pela família e o
baixa capacidade de organização do estudo e gerenciamento do tempo. Dessa
maneira, esta pesquisa pode contribuir para o entendimento das diferentes
atribuições causais realizadas por alunos do ensino médio e para o olhar crítico
sobre a relação entre a aprendizagem e outros fatores como cognição,
metacognição, relações interpessoais e emoções.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |