XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RELATIONSHIPS BETWEEN PERSONAL RESOURCES AND WELL-BEING AT WORK AMONG BRAZILIAN TEACHERS DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: LETÍCIA SCANDIANI SOAVE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO FERNANDES MARTINS - ADVISOR
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66333
Catalogação: 26/03/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66333@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66333@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66333
Resumo:
Título: RELATIONSHIPS BETWEEN PERSONAL RESOURCES AND WELL-BEING AT WORK AMONG BRAZILIAN TEACHERS DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: LETÍCIA SCANDIANI SOAVE
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66333
Catalogação: 26/03/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66333@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66333@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66333
Resumo:
This paper examines the relationships between personal resources and wellbeing at work in Brazilian teachers during the COVID-19 pandemic, and for this
purpose two studies were carried out. The studies were based on the Job Demands
and Resources Model, which suggests that personal resources can protect individuals against work-related stress. Personal resources examined in these studies include
occupational self-efficacy, meaningful work, and psychological flexibility at work.
While possible outcomes are burnout, work engagement and addiction to work. The
sample was composed of 111 teachers of Rio de Janeiro, 76 percent of whom were women, with an average age of 40 years (SD = 10 years), 45 percent from public institutions.
The instruments used were a sociodemographic survey, with the aim of recognizing
the sample, a survey of teachers experience with the ERE, the Work and Meaning
Inventory, the Occupational Self-Efficacy Scale – Brief Version, the Utrecht Work
Engagement Scale, the Psychological Flexibility at Work Scale, the Dutch Work
Addiction Scale and the Burnout Assessment Tool – 12. Pearson correlation
analysis, structural equation modeling and moderation analysis were used to
analyze the data. The results of the studies indicate that experiences with Emergency Remote Teaching were risk factors for workaholism and that personal resources acted as protective factors against burnout in teachers. The results also suggest
that personal resources acted as antecedents of work engagement, and that psychological flexibility acted as a moderating variable in the relationship between other
resources and engagement. Such results may be relevant for the development of
interventions that contribute to promoting well-being and preventing teachers from
becoming ill.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |