XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN EDITORIAL NARRATIVO: COMPARTILHANDO NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO E AUTORIA Autor: CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66058
Catalogação: 22/02/2024 Liberação: 22/02/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66058
Resumo:
Título: DESIGN EDITORIAL NARRATIVO: COMPARTILHANDO NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO E AUTORIA Autor: CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 66058
Catalogação: 22/02/2024 Liberação: 22/02/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66058&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66058
Resumo:
A tese aborda a coautoria do designer editorial com o escritor na produção
de livros de literatura. Nesse âmbito, considera-se a postura de que não só o texto
escrito conta a história, mas, sim, o objeto como um todo. Design Editorial
Narrativo é o termo adotado nesta pesquisa, para caracterizar projetos editoriais
integrais que constroem a narrativa não-verbal multissensorial junto com a
narrativa verbal. Nesse caso, é exigido um grande envolvimento do designer
editorial, esforço intelectual, capacidade criativa e técnica. No entanto, apesar de
estar cada vez mais presente nas contações de histórias, o designer editorial é
apenas considerado um colaborador. Ocorre que não há parâmetros para identificar
a narrativa não-verbal do livro e, no âmbito da Lei de Direitos Autorais, não há
argumentos legais para o designer ser creditado como coautor e receber royalties
da venda. Entende-se que as relações estabelecidas ao longo do projeto em
coautoria interferem e aprimoram o produto final e a articulação das narrativas
potencializa a imersão na leitura. É do interesse do design editorial posicionar-se
frente aos cenários que surgem, com respaldo legal, reconhecimento e segurança
profissional no mercado. Assim, o objetivo desta tese é encontrar e sugerir
princípios gerais para que o designer editorial possa ser coautor de livros. O
caminho percorrido inicia com uma pesquisa bibliográfica de referencial teórico
sobre a autoria na Literatura e no Design e pesquisa documental sobre direitos
autorais; passando por um trabalho de observação participante, estudo de casos
exemplares, entrevistas exploratórias e direcionadas e relato pessoal; chegando à
análise descritiva dos resultados obtidos. Os princípios gerais apresentados não se
esgotam a partir das especificidades do Design Editorial Narrativo, porém abrem
caminho para uma possível efetividade da coautoria do designer editorial com o
escritor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |