$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONSTRUA O MURO!: FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS ATRAVÉS DO AFETO NA ERA TRUMP
Autor: BRUNA BANDEIRA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65952
Catalogação:  29/01/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65952@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65952@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65952

Resumo:
A dissertação de mestrado busca explorar a proposta do ex-presidente dos Estados Unidos Donald J. Trump de construir uma barreira física ao longo de toda a fronteira sul durante os anos de sua campanha eleitoral e posterior presidência (2015 - 2020). Mais especificamente, busca-se questionar o papel desempenhado pelo muro fronteiriço, construído apenas parcialmente em termos físicos, mas amplamente fortificado em termos discursivos e simbólicos, considerando a retórica afetivamente carregada de Trump que narrou um cenário de crise existencial nos Estados Unidos, apelando para sentimentos de insegurança ontológica entre seu eleitorado. Enquanto o projeto para construir o muro físico na fronteira encontrava-se cheio de inconsistências e desafios técnicos, o muro simbólico evocado por Trump repetidamente através do discurso parecia desempenhar um papel mais abrangente que ia além da barreira física, tornando-se elemento central na agenda política de Trump ao longo toda a sua presidência no que diz respeito à política de imigração. Quais são, então, os caminhos possíveis para entender como e por que o muro resiste discursiva e politicamente, mesmo quando parece falhar na prática? Para esta tarefa, o trabalho de pesquisa emprega uma abordagem dupla, primeiro sugerindo pensar criticamente sobre os enquadramentos discursivos de Trump sobre o muro de fronteira por meio de uma abordagem lacaniana à segurança ontológica e, em segundo lugar, adotando um olhar mais atento ao contexto sócio-econômico ao qual o muro responde, e que permite que este ressoe tão amplamente através do discurso, explorando as experiências vividas pela parcela dos apoiadores de Trump que encontravam-se empobrecidos e muitas vezes raivosamente ressentidos sob décadas de hegemonia neoliberal progressista.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui