INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTRE O TRADICIONAL E O CONTEMPORÂNEO: AS MUDANÇAS DO CASAMENTO NA VISÃO DE JOVENS SOLTEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA MENDES CAMPOS OLIVEIRA

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 6592
Catalogação:  17/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6592@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6592@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6592

Resumo:
Esse trabalho se propõe a investigar o posicionamento que os jovens solteiros têm frente às marcantes mudanças que alteraram o significado do casamento, principalmente, ao longo das últimas décadas. Para tal, realizamos um estudo de campo utilizando entrevistas individuais cujos temas envolviam: definição de casamento; casamento na época dos pais e avós; avaliação das mudanças do casamento para a sociedade atual; efeitos da separação e do divórcio. A opção de escutarmos os jovens solteiros foi feita pelo fato de os considerarmos representantes da geração dos que podem concretizar, manter ou reformular essas mudanças, uma vez que se encontram frente à possibilidade do casamento. Realizamos, inicialmente, um breve levantamento bibliográfico a respeito do casamento no início do século XX, contrapondo, em seguida, esse modelo ao observado nos dias atuais. Discutimos, também, os desdobramentos que a modernização e a ideologia individualista tiveram nesse processo de mudanças. Em um outro momento, nos voltamos para a figura dos jovens solteiros, apontando a importância de ouvi-los e destacando algumas influências familiares e sociais que poderiam interferir em seus pontos de vista. As entrevistas revelaram que o posicionamento desses jovens frente ao casamento é influenciado por diferentes valores, sendo o principal objetivo destes sujeitos a busca da felicidade, independente do caminho escolhido ser mais conservador ou mais liberal.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui