$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A AUTONOMIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERDEPENDÊNCIAS E AS PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS
Autor: CAMYLA ANTONIOLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
MARCIA DENISE PLETSCH - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65843
Catalogação:  08/01/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65843

Resumo:
O objetivo principal deste estudo é discutir e compreender as concepções atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla e as interdependências na escola inclusiva. Dedica-se à investigação e compreensão das concepções atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla por profissionais da educação com experiência de trabalho com essas crianças. Avança-se para compreender como esses profissionais concebem, constroem e assumem, em seus trabalhos, uma prática que contribua para a autonomia da criança com deficiência múltipla, analisando como ocorre a participação do aluno com deficiência múltipla em atividades escolares. A pesquisa é qualitativa e fundamenta-se no método de interpretação dos sentidos. A produção de dados desdobra-se em observações participantes que envolvem cinco crianças com deficiência múltipla e seus cotidianos escolares, além da realização de entrevistas semiestruturadas com 33 profissionais da educação. Seis escolas foram parceiras deste estudo, incluindo uma escola de educação infantil em um município da Baixada Fluminense/RJ e cinco escolas localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A análise é fundamentada nos estudos de deficiência, situando-se principalmente entre os modelos social e de direitos humanos. A perspectiva histórico-cultural fundamentou a análise dos conceitos de instrução, aprendizagem e desenvolvimento. Dedica-se atenção especial à comunicação e às vivências escolares que potencializam a tomada de decisão conjunta e/ou individual da criança com deficiência múltipla. Agir e/ou ir sozinho referem-se a concepções de autonomia com maior destaque nas falas dos profissionais entrevistados. Nas observações de campo, destaca-se que os colegas e os profissionais de apoio escolar foram figuras marcantes nas relações de tomada de decisão. Ressalta-se a importância de uma abordagem voltada para o planejamento de práticas pedagógicas estruturadas de maneira colaborativa, visando a promoção de uma educação inclusiva. A pesquisa possibilitou compreender como a autonomia é potencializada e desenvolvida em contextos de interdependências no cenário escolar, em que as vivências com a diversidade humana são catalisadoras de aprendizado e desenvolvimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui