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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O CORPO E A DANÇA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA ANCESTRAL NA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA: A CRIAÇÃO DAS BONECAS AHOSIS Autor: JOCINEIA PEREIRA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
HELENA THEODORO LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65769
Catalogação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65769@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65769@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65769
Resumo:
Título: O CORPO E A DANÇA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA ANCESTRAL NA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA: A CRIAÇÃO DAS BONECAS AHOSIS Autor: JOCINEIA PEREIRA DOS SANTOS
HELENA THEODORO LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65769
Catalogação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65769@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65769@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65769
Resumo:
Esta pesquisa tem como tema o corpo como espaço de memória ancestral, com a
proposta de intervir em suas representações, por meio da criação das Bonecas
Ahosis, a partir das vivências oportunizadas às artesãs do Instituto Onikoja, na
Oficina de Movimento Corporal, relacionadas ao maculelê, samba de roda, congado
e samba. Como metodologia, notadamente, a pesquisa-ação propôs a
experimentação de movimentos corporais associados às manifestações culturais
então elencadas, a fim de promover a ampliação dos repertórios motores das artesãs
envolvidas, na perspectiva de favorecer a criação de bonecas com novas posturas
que remetesse à memória ancestral de matriz africana. Ainda que impactado pelo
isolamento social imposto pela pandemia de Covid- 19, o desenvolvimento desta
metodologia tornou-se possível com a realização de encontros remotos, bem como
com a possibilidade de parceria com o Laboratório DHIS, em que se destacam as
atividades promovidas pelo Museu da Pessoa no projeto de pesquisa e extensão
com o MOTIRÔ, tendo sido os festejos fundamentais para a construção do presente
estudo, dada sua função, seus ofícios e sua dimensão coletiva.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |