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Título: CICLO DE VIDA BPM APLICADO NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO
Autor: EDUARDO GELBAND LEITE
MARCO MONERO GANEM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65708
Catalogação:  21/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65708@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65708

Resumo:
O presente trabalho, tem como orientação de desenvolvimento um estudo revisional da literatura já estabelecida acerca do Ciclo de Vida BPM. O objetivo do projeto é investigar e aplicar os conceitos do Ciclo de Vida de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management) no contexto do relacionamento com os clientes. A interação com clientes é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois influencia diretamente a fidelidade, a satisfação, a retenção deles. Além disso, contribui para o crescimento dos negócios e a gestão eficaz desses processos é fundamental para alcançar esse objetivo. O BPM emerge como uma abordagem estratégica e sistemática para aprimorar a eficiência e a eficácia desses processos, sendo possível ser considerado um fator crítico para o sucesso de qualquer instituição. Ao adotar a perspectiva do Ciclo de Vida BPM, este trabalho visa destacar como a gestão eficaz dos processos que compõem o relacionamento com os clientes pode resultar em melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados, na eficiência operacional e na capacidade de resposta às demandas do mercado. Além disso, pretende-se mostrar como o BPM oferece uma estrutura sólida para a identificação, modelagem, implementação, execução, monitoramento e otimização contínua desses processos, alinhando-os às metas estratégicas da organização. Para ilustrar essa abordagem, este estudo se baseará em um estudo de caso detalhado de uma empresa do setor financeiro nacional.

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