$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETERMINAÇÃO DO FATOR DE AMPLIFICAÇÃO DINÂMICA (FAD) EM UMA OPERAÇÃO DE IÇAMENTO
Autor: MATEUS DE JESUS GOMES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65677
Catalogação:  21/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65677@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65677

Resumo:
Uma das diferenças entre as operações de içamento Offshore, Inshore e içamento em terra é a intensidade das forças dinâmicas atuantes na carga, no cabo e no guindaste. Esta intensidade pode chegar a várias vezes o valor da carga estática. A força dinâmica ocorre por causa de movimentos da base do guindaste e da carga antes e durante o içamento. São provocados sobretudo por vento, corrente e principalmente por onda. Um exemplo típico é o caso de um guindaste instalado em um FPSO retirando um contêiner de um barco de apoio (supply vessel). Desse conceito vem um importante parâmetro de projeto, fundamental para a segurança das operações de içamento, que é o Fator de Amplificação Dinâmica (FAD). Tradicionalmente, as análises de içamento são feitas por meio de um procedimento pseudo-estático onde as cargas móveis são consideradas sem a devida atenção ao impacto das forças inerciais. Neste procedimento, as cargas dinâmicas atuantes na estrutura são multiplicadas por um coeficiente, FAD, que tem por objetivo majorar essas ações e, desta forma, evitar o cálculo estrutural onde se considere o efeito da aceleração. Assim sendo, é proposto nesse trabalho uma comparação entre os efeitos dinâmicos modelados por meio da abordagem tradicional, por meio do FAD, e aqueles obtidos por meio de um modelo computacional que utiliza o método dos elementos finitos no qual as forças inerciais são consideradas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui