$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PIXEL WARS: TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITO EM R/PLACE
Autor: DANIEL KLEYMAM ANDRADE PAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAIRA SIMAN GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65602
Catalogação:  19/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65602@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65602

Resumo:
O objetivo deste artigo é explorar o potencial da arte para inspirar a imaginação moral e contribuir para esforços de transformação de conflito. Para tanto, explorarei enquanto estudo de caso a improvável cooperação entre as comunidades gregas e turcas durante a segunda edição do Place, um complexo experimento social online no qual milhões de usuários contribuíram em tempo real para a construção de uma grande arte colaborativa na forma de pixel art, mas que também se engajavam em relações conflituosas. Por meio de questionários e entrevistas, pude atestar que a cooperação por meio da arte foi majoritariamente reconhecida por ambas as comunidades como uma influência positiva para a amenização de hostilidades. O aparente sucesso neste episódio do Place sugere um potencial promissor para a arte enquanto ferramenta de transformação de conflito, mas o evento como um todo oferece vários exemplos de como a arte pode ser usada para promover violência cultural. Assim, concluo dizendo que a arte deva ser abordada com cautela e direcionamento de intenções.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui