$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS EM SISTEMAS DE RADAR APLICADAS A RADARES AUTOMOTIVOS PARA DETECÇÃO DE COLISÕES
Autor: ENRICO PEREIRA VARELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO CAIADO DE LAMARE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65578
Catalogação:  19/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65578@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65578@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65578

Resumo:
Sistemas de radar têm por objetivo detecção, rastreamento ou imageamento de objetos. No sistema de radar automotivo estudado neste projeto, o propósito consiste em detectar possíveis obstáculos nos arredores do veículo, quer seja durante a direção, quer seja em manobras a velocidades mais baixas. Como em todo sistema de radar, a informação sobre a presença do alvo ou obstáculo se dá pela análise do sinal de reflexão recebido como consequência do sinal eletromagnético emitido. Para a detecção, a decisão a ser tomada é se o sinal de recepção corresponde a um obstáculo, a uma interferência ambiental (chuvas, ventos, entre outros) ou a apenas ruído eletrônico. Empregaremos testes estatísticos a fim de comparar a amplitude do sinal a um limiar de detecção pré-determinado ou adaptados dos próprios dados lidos. Em nosso projeto, estudaremos todo o caminho do sinal. Discutiremos desde a geração da onda eletromagnética e seu formato, passando pela modulação e demodulação até o processamento do sinal, que nos fornece a informação desejada acerca da presença ou não do alvo. Por fim, atualmente os sistemas modernos não operam com apenas uma antena, mas com um arranjo de sensores, que auxiliam na redução de interferências. Dessa forma, estudaremos também técnicas de processamento adaptativo espácio-temporal (STAP).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui