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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ELEIÇÕES E DADOS: A CONSOLIDAÇÃO DAS CAMPANHAS ORIENTADAS POR DADOS NO BRASIL E OS DESAFIOS DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL NA TUTELA DOS DADOS PESSOAIS Autor: NATALIA DE ANDRADE PENQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - ORIENTADOR
ADRIANA VIDAL DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65428
Catalogação: 14/12/2023 Liberação: 14/12/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65428
Resumo:
Título: ELEIÇÕES E DADOS: A CONSOLIDAÇÃO DAS CAMPANHAS ORIENTADAS POR DADOS NO BRASIL E OS DESAFIOS DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL NA TUTELA DOS DADOS PESSOAIS Autor: NATALIA DE ANDRADE PENQUE
ADRIANA VIDAL DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65428
Catalogação: 14/12/2023 Liberação: 14/12/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65428
Resumo:
As novas tecnologias da informação e comunicação, associadas à perda de
protagonismo das mídias de massa tradicionais, impuseram às campanhas eleitorais novas
formas de estruturação, de modo a atender às demandas de uma população cada vez mais
habituada a consumir informação de forma rápida e simplificada. A necessária
reprogramação da comunicação política fez surgir o que se entende como campanhas
orientadas por dados, caracterizadas pela utilização de grandes volumes de dados
pessoais na elaboração das estratégias de propaganda eleitoral. No Brasil, a positivação
do impulsionamento de conteúdo on-line, em conjunto com a prática de difusão em massa
de conteúdo eleitoral por aplicativos de mensagens instantâneas – observada de forma
contundente nas eleições de 2018 – indicam a consolidação das campanhas orientadas por
dados no cenário político-eleitoral nacional e as recentes reformas na Lei de Eleições
revelam a intenção do legislador em adequar o regramento eleitoral à nova realidade das
campanhas. As alterações legislativas, no entanto, não vieram acompanhada na necessária
preocupação em promover uma ampla atualização da legislação eleitoral para fazer frente
aos riscos que as práticas adotadas pelas campanhas orientadas por dados podem acarretar
ao processo democrático, principalmente no tocante à autonomia do eleitor e à proteção
de dados pessoais, demandando maiores estudos sobre o tema.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |