XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APLICAÇÕES DE TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO Autor: FERNANDA DE ARAUJO GOMES MENEZES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
OSCAR PORTO - ORIENTADOR
EDUARDO UCHOA BARBOZA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6532
Catalogação: 03/06/2005 Liberação: 03/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6532&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6532&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6532
Resumo:
Título: APLICAÇÕES DE TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO Autor: FERNANDA DE ARAUJO GOMES MENEZES
EDUARDO UCHOA BARBOZA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6532
Catalogação: 03/06/2005 Liberação: 03/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6532&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6532&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6532
Resumo:
Os problemas advindos da área de logística de transportes,
em especial no que diz respeito ao uso racional de frotas
de veículos, são amplamente estudados na área de otimização
combinatória. A natureza intrinsicamente combinatorial
desses problemas sugere que boa parte deles pode ser
formulada e resolvida como um problema de programação
linear inteira. Contudo, a maioria dos algoritmos
atualmente disponíveis não consegue encontrar, em tempos
computacionais aceitáveis, a solução ótima para instâncias
de porte razoável. O sucesso desses algoritmos tem sido
limitado, em parte devido ao fato dos mesmos não explorarem
avanços recentes na área de programação linear inteira.
Algumas dessas novas técnicas e suas aplicações a problemas
de roteamento de veículos são o objeto de estudo desta
dissertação. Primeiro são apresentadas as técnicas básicas
de decomposição de problemas de programação linear e linear
inteira e de geração de colunas. A resolução de problemas
de programação linear inteira neste contexto é tratada em
seguida, com a descrição do algoritmo branch-and-bound e
das variações branch-and-cut, branch-and-price e branch-and-
cut-and-price. Em seguida são descritos problemas de
roteamento onde essa metodologia foi aplicada.
Inicialmente, é apresentado o problema de roteamente do
veículos com restrição de capacidade, o PRVC. Em seguida
são apresentados problemas de roteamento de veículos com
janela de tempo e frota heterogenea. Para cada problema,
descrevemos como as técnicas descritas acima foram
aplicadas e os resultados computacionais para um grande
número de instâncias. Finalmente, no último capítulo,
mostramos um caso real da aplicação do problema de
roteamento de veículos com janela de tempo e frota
heterogênea, que é o caso do problema de distribuição de
jornais numa grande empresa de comunicação do Rio de
Janeiro.