$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor: MARCELLA MARQUES RANGEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65287
Catalogação:  30/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287

Resumo:
A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente" pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente. Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda, trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio. Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens educacionais que contemplem a inclusão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui