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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: MARCELLA MARQUES RANGEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65287
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287
Resumo:
Título: O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: MARCELLA MARQUES RANGEL
Nº do Conteudo: 65287
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287
Resumo:
A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente"
pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o
presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente.
Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer
alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste
trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de
pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda,
trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio.
Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura
em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o
déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de
que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens
educacionais que contemplem a inclusão.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |