$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE OS VERSOS E A ENXADA: O ROMANCE IBÉRICO NA VOZ DE DONA MILITANA
Autor: ARIEL PORTES DA ROSA NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - ORIENTADOR
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65222
Catalogação:  29/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65222@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65222

Resumo:
O presente trabalho analisará o lugar ocupado pelo romance ibérico, de origem medieval, no cotidiano imagético e cultural de trabalhadores rurais do Nordeste brasileiro na segunda metade do século XX, partindo da trajetória de vida e repertório musical de Dona Militana Salustrino do Nascimento. Lavradora de origem potiguar, natural do Rio Grande do Norte, Dona Militana foi uma cantora, trovadora e romanceira brasileira que, durante o trabalho na lavoura, aprendeu a versar e memorizar histórias com seu pai. Algumas dessas narrativas datam do século XIII e chegam a ter mais de 700 anos. Desse modo, o trabalho buscará compreender como esses romances, originalmente educativos e moralizantes, inicialmente vinculados à Península Ibérica medieval, assumem novas funções no cotidiano rural do Brasil do século XX após inúmeras reconfigurações. Neste sentido, o trabalho visa evidenciar o protagonismo e autoria de Dona Militana na (re)elaboração dessas narrativas, comparando suas versões com outras variantes existentes dos mesmos romances

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui