$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TUDO FALA À SUA MANEIRA GÊNEROS LITERÁRIOS DA NAÇÃO E DO MUNDO NO ULYSSES, DE JAMES JOYCE
Autor: JOAO MARTINS PINHEIRO DIAS PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65110
Catalogação:  24/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65110@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65110

Resumo:
Este trabalho explora o tratamento da condição nacional no Ulysses, de James Joyce. Entendemos que há no texto uma diferença fundamental entre o nacionalismo em sentido estrito e a condição nacional, uma maneira mais sutil e irrefletida – menos rígida – de identificação com uma comunidade nacional. Em contraponto aos nacionalismos, a condição nacional é tratada no texto de modo ao mesmo tempo menos reducionista e mais favorável. Nossas principais categorias de análise são os gêneros épico e romanesco, tidos aqui não como moldes rígidos, mas como ânimos dinâmicos da literatura cujas funções operam simultaneamente no Ulysses. Detemo-nos em dois episódios que mostram bem essa configuração. Em “Ciclope”, um episódio intensamente investido na questão nacional, a composição romanesca do livro sugere tanto uma imagem da simultaneidade heterogênea da nação – reunindo e imbricando categorias sociais, profissionais, étnicas, textuais, etc – quanto a desautorização paródica e mordaz do nacionalismo irlandês, exposto ao ridículo justamente por vir envolto em um dissonante registro épico: grandiloquente e obcecado pelo passado. Em “Gado do Sol”, Joyce adultera e desautoriza o cânone organizado das antologias nacionais inglesas, o que, ao final do episódio, culmina na justaposição entre os grandes textos dessa tradição e idiomas estrangeiros, extraliterários e desorganizados. Aí percebemos uma manifestação da nova forma adquirida pela epopeia na modernidade, o “texto-mundo” (Franco Moretti), irrestrito a fronteiras nacionais – uma expressão do sistema mundo capitalista, em que o enciclopedismo épico assume uma forma irônica e inconclusiva. Defendemos a tese de que Joyce dessacraliza romanescamente as formas estritas do nacionalismo, irlandês, em um caso, e inglês, no outro, ao mesmo tempo em que expande o sentido da condição nacional por meio da abertura épica moderna – ele parece lidar com a questão nacional de um ponto de vista cosmopolita, ao mesmo tempo aberto e crítico

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui