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Coleção Digital
Título: A TEMPESTADE DECOLONIAL DE AIMÉ CÉSAIRE: UMA ALTERNATIVA “EXÚRICA” À COLONIALIDADE Autor: VICTORIA BARBARA LOPES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65099
Catalogação: 24/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65099@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65099
Resumo:
Título: A TEMPESTADE DECOLONIAL DE AIMÉ CÉSAIRE: UMA ALTERNATIVA “EXÚRICA” À COLONIALIDADE Autor: VICTORIA BARBARA LOPES DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 65099
Catalogação: 24/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65099@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65099
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a representação e a função política
desempenhada pelo orixá Exú na peça Une Tempête - D après La Tempête de
Shakespeare, adaptation pour un théâtre nègre, escrita pelo poeta, dramaturgo e
político martiniquenho Aimé Césaire, em 1968. Concebida como uma adaptação
para o teatro negro da peça original A Tempestade, escrita por William
Shakespeare em 1611, a releitura de Césaire se insurge contra os discursos
coloniais que permeiam as interpretações correntes da peça. Neste sentido,
Césaire não somente positiva a figura do escravizado Caliban, como símbolo dos
povos colonizados, como também adiciona elementos da religiosidade
afro-latinoamericana, dentre eles, o orixá Exú, único personagem original em sua
adaptação. Partindo de leituras sobre a cosmologia e religiosidade iorubanas,
ressalta-se como sua inserção na peça não somente estabelece uma crítica ao
colonialismo a partir da epistemologia iorubá, mais especificamente da
simbologia deste orixá, como também se articula ao projeto político de Césaire e a
sua concepção de universalidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |