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Título: UM SUJEITO CONDENADO: BOM-CRIOULO E A CONSTRUÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE DO HOMEM DE COR POR ADOLFO CAMINHA
Autor: ANDRE FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65087
Catalogação:  23/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65087

Resumo:
Esta dissertação busca observar como os diferentes agentes do meio literário do final do século XIX, autor, editor e críticos literários operaram na construção e recepção da obra, e da figura de seu protagonista, Amaro, o Bom crioulo. O romance Bom Crioulo de Adolfo Caminha (1867-1897), publicado em 1895, é uma das primeiras obras literárias em língua portuguesa a trazer a homossexualidade como tema central da narrativa. E a primeira literatura brasileira a trazer como protagonista um sujeito negro e homossexual. Um romance filiado à estética naturalista, mas que transborda as limitações impostas pelo próprio movimento. Atravessado por diversos interesses como vingança, vendas, o real, dentre outros, Bom Crioulo (1895) expõe uma sociedade oitocentista que presa a sua moralidade cristã, e ao cientificismo da época. Colocou sujeitos negros e homossexuais no lugar de abjeção e imoralidade. Uma obra naturalista que ao mesmo tempo que revela a homoafetividade, a condena a um fim trágico.

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