$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: NÃO PERMITA DEUS QUE EU MORRA SEM QUE VOLTE PARA LÁ: UMA ANÁLISE DAS CARTAS DO SOLDADO JORGE MARTINHO PRADO ESCRITAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Autor: RENATO DE CAMPOS CONTI TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65059
Catalogação:  23/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65059@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65059

Resumo:
A participação do Brasil na 2ª. Guerra Mundial tem recebido da historiografia nacional importantes e significativas abordagens, todavia estas ainda permanecem marcadamente conjunturais. Em outras palavras, ainda que tenhamos alguns relatos escritos por ex-combatentes e estudos históricos feitos no Brasil, estes apresentam-se, via de regra, narrativos e com pouca preocupação analítica e relacional entre os meandros dos acontecimentos e os sujeitos históricos neles envolvidos. O TCC ora apresentado tem como objetivo central abordar um aspecto ainda pouco tratado na historiografia da FEB: o soldado como protagonista principal. A partir da análise das cartas escritas à família pelo combatente brasileiro Jorge Martinho Prado, a intenção foi refletir sobre o soldado como um agente ativo na guerra, com motivações e aspirações próprias e não apenas como uma “engrenagem” dentro do corpo militar. Como aporte teórico-metodológico, foram utilizadas obras referenciais de Ângela de Castro Gomes, Sue McKemmish e Marcio Seligmann Silva. A escolha destes três autores deveu-se fundamentalmente ao fato de apresentarem diferentes e complementares perspectivas sobre a escrita de si e a escrita diante do desastre que possibilitaram o aprofundamento da compreensão do conteúdo documental desta pesquisa. A primazia do humano foi aqui tomada como fundamento, justificando de forma efetiva e sobrelevada o fazer das ciências humanas e o adentrar as cartas de Jorge Martinho Prado permitiu conhecer um aspecto ainda pouco tratado do conflito que o Brasil se envolveu. Por fim, o desejo de estabelecer interlocuções com estudos de outros campos e de humanizar a historiografia brasileira sobre um dos maiores conflitos do século passado foi a força motriz deste TCC.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui