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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VERDADES E PEDAGOGIAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA Autor: HELENA ALTMANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6496
Catalogação: 23/05/2005 Liberação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6496
Resumo:
Título: VERDADES E PEDAGOGIAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA Autor: HELENA ALTMANN
Nº do Conteudo: 6496
Catalogação: 23/05/2005 Liberação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6496
Resumo:
Esta tese teve como objetivo investigar a construção social
da educação sexual em
uma escola municipal do Rio de Janeiro com um Núcleo de
Adolescentes
Multiplicadores (NAM). Foi desenvolvida uma pesquisa
etnográfica entre agosto
de 2002 e junho de 2003, tendo sido feitas observações dos
encontros do NAM,
de aulas de diversas disciplinas e, em especial, das de
Ciências, além de reuniões,
recreios e outros. Foram realizadas entrevistas com
professoras/es e estudantes.
Sendo a sexualidade um importante foco de investimento
político e de tecnologia
de governo, a escola desponta como um espaço privilegiado
para o desenvolvimento do biopoder. Esta tese demonstra de que
modo a educação está
imbricada nessa problemática e como ela se relaciona com
outras áreas do saber,
como a biologia, a medicina, a demografia e a psicologia, a
fim de gerenciar a
sexualidade adolescente. A educação sexual tem sido
realizada nas escolas,
predominantemente por professoras/es de Ciências, a partir
do tema reprodução
humana e, em algumas escolas, dentro do NAM. A escola
oferece um saber que
se propõe científico e, portanto, verdadeiro sobre a
sexualidade, o qual é utilizado
pelos/as alunos/as como um critério de verdade para avaliar
seus conhecimentos
prévios sobre esse tema. O corpo humano é concebido como um
organismo e cada
um dos órgãos é estudado tendo como foco principal a função
reprodutiva. Ganha
assim destaque o corpo da mulher em relação ao do homem.
Contraditoriamente, ao desenvolver a educação sexual a partir do tema
reprodução, é esta que acaba
sendo enfatizada, quando é justamente a ocorrência dela
entre adolescentes que diversas políticas educacionais querem evitar. As
intervenções escolares buscam
desenvolver nos/as adolescentes um sentido de
responsabilidade em torno das
relações sexuais, buscando mudar ou adequar os dispositivos
que estruturam os
comportamentos preventivos. Para isso, além de recomendar o
uso do
preservativo para uma prática de sexo seguro, aconselha-se
um determinado
modelo de relacionamento no qual a relação sexual deva
ocorrer. De modo semelhante, a gravidez desponta como uma experiência
inadequada a esse período
da vida.