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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESPORTES AQUÁTICOS COMO EXPERIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE E COLABORAÇÃO COM A CULTURA OCEÂNICA Autor: MANOELA BARBOSA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64906
Catalogação: 16/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64906
Resumo:
Título: ESPORTES AQUÁTICOS COMO EXPERIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE E COLABORAÇÃO COM A CULTURA OCEÂNICA Autor: MANOELA BARBOSA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 64906
Catalogação: 16/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64906@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64906
Resumo:
A ciência oceânica carece de um diálogo estruturado entre os conhecimentos
técnico e empírico social, em particular com o esporte. São escassos os trabalhos que
estimulam e conectam cientistas do mar e esportistas aquáticos. A falta de
comunicação entre estes setores sociais inviabiliza oportunidades que agregam para a
sustentabilidade do oceano. Por conta disto, e em busca de analisar o potencial que os
esportes aquáticos possuem para o desenvolvimento da cultura oceânica no Brasil,
esse trabalho propõe uma metodologia de aprendizagem experiencial que conecta a
educação do surf a temas da sustentabilidade, oferecendo aos educadores desse
esporte uma ferramenta capaz de propagar a Cultura Oceânica. A metodologia tem
como base a Teoria da Aprendizagem Experiencial, desenvolvida em sua maior parte
por David Kolb (1984). Nesta abordagem, o aprendizado se inicia a partir da
experiência direta de cada pessoa, seguida de reflexões, conceituação e ações
estimuladas para internalização e fixação da aprendizagem. A metodologia proposta
neste trabalho conecta a aprendizagem prática do surf a reflexões, conceitos e
estímulos comportamentais ligados à Cultura Oceânica. Para compreender o contexto
do público em relação ao tema, e averiguar a importância da criação desta
metodologia, foram realizadas quinze entrevistas em profundidade: oito com
educadores do oceano e sete com educadores do surf. A abordagem teórico-metodológica do construcionismo social de Spink (2013) orientou o desenho da
pesquisa e a análise das entrevistas. Ambos os grupos de educadores concordaram
com o importante papel do esporte como ferramenta de sensibilização para
aprendizagem da sustentabilidade do oceano e disseminação da cultura oceânica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |