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Título: FILHOS DO GENOCÍDIO, ÓRFÃOS DO MUNDO: OS DISCURSOS ACERCA DAS CRIANÇAS NASCIDAS DE ESTUPRO DURANTE O GENOCÍDIO RUANDÊS E SUA INCLUSÃO NA SOCIEDADE PÓS-CONFLITO
Autor: CAMILLA DE AZEVEDO PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64889
Catalogação:  16/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64889@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64889

Resumo:
Esta monografia objetiva compreender como os discursos acerca das crianças nascidas de estupro em contextos de guerra impactam/afetam/influenciam na sua inclusão na sociedade pós-conflito. Para tal, o trabalho se vale de um estudo de caso do Genocídio Ruandês, analisando a postura de três atores específicos frente a este grupo no pós-genocídio: a ONG Foundation Rwanda, o Estado Ruandês e o UNICEF. Nesse sentido, a pesquisa encontra-se divida em três capítulos. No primeiro, explora-se a relação existente entre gênero, genocídio e natalidade. O capítulo seguinte trata de questões referentes à infância, apresentando as visões tradicionais que foram construídas acerca da criança bem como o lugar deste grupo no pósconflito. A categoria “crianças nascidas de estupro em contextos de guerra” também é analisada neste capítulo, bem como as questões que perpassam este grupo. Esta discussão é o fio condutor da análise dos três atores selecionados no capítulo seguinte, no qual são identificados seus discursos frente a essas crianças. Concluise que há uma falta de assistência a nível nacional e internacional, que é parcialmente suprimida por organizações locais, mas que ainda sim não são suficientes para contribuir para a inclusão dessas crianças. Portanto, esta monografia salienta a importância de que haja mais pesquisas que se voltem para esta temática.

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