XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PLURALIZANDO OS ARQUIVOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: AS FORMAS DE LUTA DE HEINY SROUR Autor: IASMINI CATANIO DOS SANTOS NARDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64879
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64879
Resumo:
Título: PLURALIZANDO OS ARQUIVOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: AS FORMAS DE LUTA DE HEINY SROUR Autor: IASMINI CATANIO DOS SANTOS NARDI
Nº do Conteudo: 64879
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64879
Resumo:
Neste trabalho, eu me proponho a contribuir para o movimento de
pluralização dos arquivos da disciplina de Relações Internacionais recuperando as
formas de luta da cineasta e socióloga libanesa, Heiny Srour. Inspirada por
diferentes correntes teóricas de RI, principalmente feministas e pós-coloniais, que
entendem os arquivos da disciplina como falhos, incompletos e parciais e que
buscam resgatar o pensamento e prática internacional de sujeitos marginalizados,
essa dissertação se propõe a investigar as formas de luta nas quais se engajou uma
mulher em um contexto de luta anticolonial. Proponho que a obra de Srour nos
permite pensar formas de luta anticoloniais nas quais feministas aparecem como
protagonistas não só dos filmes de sua autoria, mas também de uma compreensão
sobre a luta política contra formas de colonização presentes no século XX nas
regiões do Levante (Líbano, Síria e Palestina) e de Dofar (área no Golfo situada
entre Omã e Iêmen). Meu objeto de pesquisa é constituído por dois filmes da
cineasta: A Hora da Libertação Chegou (1974) e Leila and the Wolves (1984).
O trabalho parte não de uma pergunta de pesquisa, mas sim de um conjunto de
perguntas: Como a produção audiovisual de Heiny Srour constitui uma forma de
luta? Se luta contra o quê? Meu objetivo é auxiliar a pluralizar não só os arquivos
visuais, como também arquivos sobre pensamento e prática internacional
desenvolvido por feministas na segunda metade do século XX. A metodologia de
pesquisa é a análise dos dois filmes já citados, centrada no processo de produção e,
principalmente, no conteúdo. No que tange à produção, atento para as redes forjadas
entre pessoas e grupos anticoloniais para a produção dos filmes. Quanto ao
conteúdo, mobilizo os sentimentos de esperança e desilusão situados nos dois
filmes para discutir o presente. Argumento que as imagens, cenários, histórias e
sentimentos que emergem do cinema de Srour constituem formas de luta contra a
opressão patriarcal e colonial e se conectam a outros sujeitos e grupos também
dispostos a construir novas formas de viver.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |