$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DE UMA ERVA SÓ SE ENFARA O GADO: ECOLOGIA HISTÓRICA DE PASTAGENS NA MATA ATLÂNTICA
Autor: LUCAS SANTA CRUZ DE ASSIS BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRO SOLORZANO - ORIENTADOR
ROGERIO RIBEIRO DE OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 64824
Catalogação:  13/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64824@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64824@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64824

Resumo:
O Vale do Paraíba recebeu no século XIX o empreendimento cafeeiro, profundo transformador das paisagens da região, que em menos de cem anos se esvaneceu da paisagem. Ao explorarmos as agências costumeiramente negligenciadas, novas possibilidades de análises sobre a ecologia histórica das áreas que resultaram do declínio cafeeiro emergem. Abordagens que consideram as relações multiespécies têm a oportunidade de revelar interações socioecológicas ocultadas pela historiografia,e (re) contar a história da paisagem. Assim, o objetivo geral desta tese foi compreender a distribuição de gramíneas africanas e os legados socioecológicos a elas associados na paisagem atual do vale em uma perspectiva temporal ampla. Para tanto foram utilizados levantamentos documentais iconográficos e textuais em acervos históricos em conjunção com a observação da paisagem em trabalhos de campo para aquisição de dados vegetacionais e de compactação do solo. Foram observadas relações entre pessoas negras e a prática de pecuária nas propriedades de plantation, assim como usos variados para gramíneas de origem africana nos registros históricos. A atividade econômica do tropeirismo produziu significativa mudança em áreas de difícil acesso da Serra do Mar, indicando a incrível necessidade de pastos distribuídos por rotas comerciais para que se efetivassem. A densidade aparente de pastagens e de locais que foram pastagens há no mínimo 30 anos mostram a heterogeneidade destes ambientes. Concluímos que as agências humanas e não humanas trazem perspectivas que podem auxiliar na explicitação da paisagem atual da região.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui