$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONSTRUCTION OF BLACK SUBJECTIVITIES IN ACADEMIC SPACES: A STUDY OF NEABS
Autor: CLAUDIO FERNANDO LIMA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64616
Catalogação:  06/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64616

Resumo:
This dissertation aims to address the topic dedicated to racial relations in Brazil, focusing on the construction of black identities in academic contexts, with an emphasis on Afro-Brazilian Studies Centers (NEABs) and related entities. The study centers on the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Center at the State University of Northern Rio de Janeiro (NEABI UENF) and the Program of Studies and Debates of African and Afro-American Peoples at the State University of Rio de Janeiro (PROAFRO UERJ). Through participant observation, sought to explore the activities of these groups and their influence on their members. Employing historical sociology, I highlight the Black Movement as a central agent in the struggle for recognition and revisit concepts such as blackness, civic pedagogy, non-formal education, and other pedagogies evidenced in the process of individual formation. Given the historical significance of these centers and its various intersections, a qualitative inquiry concludes that these spaces strengthen black identities, encouraging political participation and also the retention of black students in universities, thus promoting racial equality in these environments, which contributes to the aspects of academic diversity and representation.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui