INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A TRADIÇÃO LIBERAL DOS ESTADOS UNIDOS E SUA INFLUÊNCIA NAS REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA EXTERNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GERALDO NAGIB ZAHRAN FILHO

Colaborador(es):  MARIA REGINA SOARES DE LIMA - Orientador
Número do Conteúdo: 6459
Catalogação:  18/05/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6459@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6459@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6459

Resumo:
São muitas as análises sobre a política externa dos Estados Unidos, mas dentre todas elas destaca-se um tipo específico que utiliza a distinção entre políticas realistas e idealistas para caracterizá-la. A presente dissertação dialoga com esse tipo de análise da política externa do país, fornecendo uma alternativa para essa interpretação bipartida entre realismo e idealismo. Resgatando o conceito da tradição política liberal nos Estados Unidos, desenvolvido pela primeira vez pelos adeptos do paradigma da história consensual da década de 50, esta pesquisa identifica as influências dessa tradição liberal na política externa. Segundo a idéia de tradição liberal, a grande característica da política nos Estados Unidos é a ausência de uma tradição conservadora; os valores liberais estão completamente difundidos e impregnados no pensamento político do país. O maior reflexo desse fato na política externa é a capacidade dos Estados Unidos de projetarem seus interesses e valores particulares como universais. Tal característica se sobrepõe à suposta divisão da política externa em vertentes realistas e idealistas. Assim, a pesquisa se desenvolve analisando as relações existentes entre as análises de política externa que se utilizam dessa distinção entre realismo e idealismo e a tradição liberal, em dois momentos específicos: no fim da Segunda Guerra Mundial, período em que essas análises começam a se disseminar, e no pós-Guerra Fria.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui