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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE EMOÇÕES E CRENÇAS EM CONVERSAS EXPLORATÓRIAS Autor: ANNA CAROLINA JARDIM GERBASI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64534
Catalogação: 30/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64534@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64534@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64534
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE EMOÇÕES E CRENÇAS EM CONVERSAS EXPLORATÓRIAS Autor: ANNA CAROLINA JARDIM GERBASI
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64534
Catalogação: 30/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64534@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64534@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64534
Resumo:
A partir das experiências de sala de aula como docente durante a Pandemia de COVID-19, muitos desafios e frustrações no que diz respeito à relação professor-aluno foram encontrados. Lecionar se tornou uma tarefa solitária, uma vez que havia pouca participação dos alunos e o princípio da amorosidade (Freire, 1996), tão prezado nas aulas, teve escasso retorno. Assim, esta dissertação tem como objetivo gerar entendimentos em relação às afetividades e crenças que emergem nas construções discursivas com o co-pesquisador, Rogério. Para isso, apoio-me nos estudos das emoções (Zembylas, 2003; 2015; Le Breton, 2009), avaliações (Linde, 1997) e crenças (Barcelos, 2006; 2007) à luz dos princípios éticos-críticos-reflexivos da Prática Exploratória (Miller et al, 2008; Allright; Hanks, 2009). O presente estudo se insere em uma abordagem qualitativa-interpretativista (Lincoln; Guba, 2006) e alinha-se ao paradigma da pesquisa do praticante (Allright; Hanks, 2006), uma vez que os entendimentos foram construídos colaborativamente sobre nossas crenças e afetos. Além disso, este estudo também se configura como autoetnográfico (Bochner; Ellis; Jones, 2016). Os excertos analisados foram construídos em conversas exploratórias (Dias et al, 2021), gravadas e transcritas conforme convenções baseadas na Análise da Conversação (Bastos; Biar, 2015). Os entendimentos parciais sugerem a grande relevância das relações afetivas para o processo de ensino-aprendizado dos participantes. É possível perceber que para os colaboradores uma prática pedagógica, baseada em amor (hooks, 2021), confiança, carinho, responsabilidade e diálogo (Freire, 2021) são fundamentais para criar uma atmosfera propícia para o aprendizado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |