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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INFÂNCIA, FAMÍLIA E CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA REVISTA PAIS E FILHOS Autor: PATRICIA MELLO MENDES KOSLINSKI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
BRUNA SANTANA AUCAR - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64450
Catalogação: 26/10/2023 Liberação: 26/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64450
Resumo:
Título: INFÂNCIA, FAMÍLIA E CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA REVISTA PAIS E FILHOS Autor: PATRICIA MELLO MENDES KOSLINSKI
BRUNA SANTANA AUCAR - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64450
Catalogação: 26/10/2023 Liberação: 26/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64450
Resumo:
Esta dissertação realiza um estudo dos anúncios publicitários publicados na
revista Pais e Filhos entre os anos de 1968 e 1971. O intuito é discutir de que forma
as narrativas midiáticas ajudaram a constituir algumas noções e/ou representações
em torno de certos modelos modernos de família e infância. A revista Pais e
Filhos, publicação brasileira voltada para a família, foi lançada pela Bloch Editores
S.A. em setembro de 1968 e circulou por mais de 40 anos no modelo impresso. Seu
nascimento aconteceu em um momento de grandes transformações econômicas,
sociais e políticas que modificaram substancialmente as práticas jornalísticas e os
modelos produtivos dos meios de comunicação no Brasil. A revolução provocada
pela pílula anticoncepcional, a intensificação da censura durante a ditadura militar,
a explosão do consumo e o incremento tecnológico foram fatores que impactaram
o mercado editorial apontando tanto para uma maior distribuição e alcance das
mensagens da mídia quanto para o início do processo de segmentação na imprensa
brasileira. Neste sentido, tendo como base teórica a abordagem culturalista dos
estudos sobre consumo, esta pesquisa promove uma reflexão sobre como a Pais e
Filhos se constituiu como uma importante publicação que, desde seus primeiros
anos, ajudou a sustentar a vinculação entre a cultura do consumo e as noções
modernas de família e infância.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |