$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: E, ÀS VEZES, FUNCIONA COMO UM PLACEBO, NÉ?: A CONSTRUÇÃO DE EMOÇÕES E CRENÇAS DOCENTES SOBRE O USO COMPULSÓRIO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS
Autor: ANA CAROLINE SIQUEIRA BRAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64400
Catalogação:  23/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64400@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64400@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64400

Resumo:
Motivada pelo processo crítico-reflexivo do fazer pedagógico, nesta pesquisa, tenho como objetivo construir entendimentos sobre as reflexões, afetos e crenças sócio-construídos por mim e mais duas professoras em relação aos materiais didáticos de ensino-aprendizagem de língua inglesa, destinados a crianças e adotados compulsoriamente em nossos contextos de atuação. Proponho-me, assim, a analisar a construção discursiva das emoções e crenças docentes em nossas falas, a fim de compreender quais são as implicações da imposição destes materiais didáticos. Para tal, recorro aos pressupostos teóricos do campo da Linguística Aplicada Contemporânea/Crítica, Transdisciplinar/Indisciplinar, em interface com a Prática Exploratória e a perspectiva pedagógica freireana. Os estudos de Narrativas contribuem para a investigação das experiências profissionais, a partir de perspectivas interacionais e socioconstrucionistas. Assim, orientada pelo paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista, realizamos uma conversa exploratória na qual compartilhamos experiências sobre o uso de livros didáticos em nossos contextos profissionais, a saber: escolas pública e privada, e cursos livres de idiomas. Além disso, esta pesquisa se alinha aos estudos sobre Emoções e Crenças Docentes, com o intuito de investigar como nós interpretamos tais experiências, isto é, sócio-construímos avaliações. Este estudo oportunizou uma reflexão crítica acerca da obrigatoriedade de materiais didáticos e das implicações desta imposição na nossa prática pedagógica, colaborando para a qualidade da vida em sala de aula, a partir da ressignificação desta prática. Os resultados indicam que nossa conversa possibilitou: (i) investigarmos quais crenças, relacionadas ao uso do livro didático, emergiram em nossa interação e suas contribuições para a nossa visão de ensino-aprendizagem, bem como (ii) compartilharmos (des)alinhamentos e relações de poder que permeiam esta adoção compulsória, ilustrando emoções de insatisfação, desânimo, frustração, dentre outras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui