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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS EM INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL Autor: MARIANNE VON LACHMANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64382
Catalogação: 19/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64382
Resumo:
Título: MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS EM INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL Autor: MARIANNE VON LACHMANN
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64382
Catalogação: 19/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64382@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64382
Resumo:
Esta dissertação de mestrado busca apresentar resumidamente a dimensão
das unidades de conservação (UCs) no Brasil, seus principais instrumentos de
gestão e tecer considerações sobre as contribuições dessas ferramentas para
programas e ações de educação ambiental, com foco no Parque Nacional da Serra
dos Órgãos (PARNASO). Para isso faz um recorte de iniciativas implantadas em
áreas protegidas de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em que se verificam
atividades lúdicas como eixo do trabalho com crianças e jovens, para semear
empatia e encantamento com a causa da conservação. Esta pesquisa busca
delinear a importância do esforço continuado, presente nas iniciativas retratadas,
de levar crianças das redes pública e privada de ensino, desde a Educação Infantil
ao Ensino Médio, para atividades na natureza preservada. Os estímulos das áreas
protegidas para o desenvolvimento e formação das crianças, sobretudo dos elos
afetivos com esse espaço, que transformam espaço em lugar e são essenciais para
a memória humana, também iluminam percursos para a geração de empatia e
encantamento com a causa da conservação da natureza. Esses atributos motivam e
impulsionam a curiosidade, a vontade de conhecer, de descobrir, irrigando o
processo de aprendizagem de forma orgânica, espontânea e integrada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |