XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VEHICLE ROUTING PROBLEM WITH OCCASIONAL DRIVERS FOR E-COMMERCE LAST-MILE DELIVERY: A METAHEURISTIC APPROACH Autor: MATHEUS OLIVEIRA MEIRIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL MARTINELLI PINTO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64085
Catalogação: 25/09/2023 Liberação: 15/09/2024 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64085
Resumo:
Título: VEHICLE ROUTING PROBLEM WITH OCCASIONAL DRIVERS FOR E-COMMERCE LAST-MILE DELIVERY: A METAHEURISTIC APPROACH Autor: MATHEUS OLIVEIRA MEIRIM
Nº do Conteudo: 64085
Catalogação: 25/09/2023 Liberação: 15/09/2024 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64085&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64085
Resumo:
In recent years, e-commerce has become widespread in society, and the
logistics of product delivery is a crucial pillar for this market to maintain
a high level of service and remain advantageous for consumers choosing to
make purchases online. The present work aims to study the problem of last-mile vehicle routing for e-commerce deliveries and apply an Iterated Local
Search (ILS) metaheuristic to optimize the routing of parcels in a Brazilian e-commerce company. With the objective of finding routes with the lowest cost
for the deliveries, this study proposes an extension to the Vehicle Routing
Problem with Occasional Drivers (VRPOD), considering a heterogeneous
fleet and occasional drivers handling multiple deliveries. For the methodology
application, data provided by an e-commerce company are used, and they
are properly anonymized to prevent the identification of the company and
its clients, respecting ethical principles. A total of 121 instances are used,
ranging from the smallest with one vertex to the largest with 344. The results of
the proposed model are presented in two scenarios: firstly, considering routing
without the use of occasional drivers, and secondly, considering the availability
of occasional drivers for some routes. Both scenarios are compared with the
routes generated by the current router used in the company, and preliminary
results indicate that without the use of occasional drivers, the proposed ILS
obtains better solutions in 53.72 percent of the instances, and when occasional drivers
are incorporated into the route, improvements occur in 76.03 percent of the instances.
The utilization of occasional drivers also provides a 10.30 percent reduction in the
average routing cost.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |