$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TRANSFORMAÇÕES (SOCIO)ESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RJ): UMA PERIFERIA COMPLEXA EM INTEGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Autor: CRISTINA MARIA ALVES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO RUA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63916
Catalogação:  08/09/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63916@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63916@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63916

Resumo:
Neste trabalho procuramos compreender as transformações (socio)espaciais no Município de Duque de Caxias (RJ) integradas à ação conjunta de sujeitos sociais diversos percebendo o município como exemplo das inter-relações espaciais em alguns momentos da organização do capitalismo em periferias urbanas. Consideramos sujeitos (sociais) todos aqueles que interferem na produção do espaço – cientistas/pesquisadores, Estado/políticos, capital/capitalistas e trabalhadores(as)/moradores(as), além do que foi denominado como sujeitos subalternizados. As leituras efetuadas não encerram a busca da teoria (infindável), mas se permanecermos nessa parte do trajeto (Realidade-Teoria-Realidade) escapanos a continuidade do percurso que é alcançar o real transformado pelo movimento da própria dinâmica espaço temporal. Não se trata de etapas de um caminho. Tratase de um jogo de interações dialéticas Realidade-Teoria-Realidade representando esse último o real transformado, o qual se alcançado obriga a um imediato retorno à teoria e as observações iniciais. Por muito tempo, e talvez ainda nos dias atuais, o município de Duque de Caxias foi, ou ainda é visto, como periferia do município do Rio de Janeiro, seja nos centros acadêmicos, seja na realidade dos sujeitos caxienses. Essa periferia distante, muitas vezes, é vista como um limite não só territorial, mas também como um limite do seu lugar no mundo. Mas a interação centro e periferia sempre ocorreu e continua ocorrendo, adaptando-se aos diferentes momentos do capitalismo. No momento atual do capitalismo e buscando pensar a relação centro periferia não simplesmente a partir da diferenciação, mas a partir de um novo quadro de desenvolvimento no qual a integração, ou seja, um processo de socialização negativa através do consumo, do crédito e do endividamento, mesmo dentro de um quadro de aumento da miséria. Duque de Caxias muda, vai ainda mudar e esta mudança lhe traz a maior transformação pela qual já passou, a maior perturbação e o maior desenvolvimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui