$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: APRENDIZADO COM RESTRIÇÃO DE TEMPO: PROBLEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
Autor: FRANCISCO SERGIO DE FREITAS FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO SANY LABER - ORIENTADOR
MARCO SERPA MOLINARO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63896
Catalogação:  04/09/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63896@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63896@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63896

Resumo:
Com a crescente quantidade de dados sendo gerados e coletados, torna-se mais comum cenários em que se dispõe de dados rotulados em larga escala, mas com recursos computacionais limitados, de modo que não seja possível treinar modelos preditivos utilizando todas as amostras disponíveis. Diante dessa realidade, adotamos o paradigma de Machine Teaching como uma alternativa para obter modelos eficazes utilizando um subconjunto representativo dos dados disponíveis. Inicialmente, consideramos um problema central da área de Machine Teaching que consiste em encontrar o menor conjunto de amostras necessário para obter uma dada hipótese alvo h(asterisco). Adotamos o modelo de ensino black-box learner introduzido em (DASGUPTA et al., 2019), em que o ensino é feito interativamente sem qualquer conhecimento sobre o algoritmo do learner e sua classe de hipóteses, exceto que ela contém a hipótese alvo h(asterisco). Refinamos alguns resultados existentes para esse modelo e estudamos variantes dele. Em particular, estendemos um resultado de (DASGUPTA et al., 2019) para o cenário mais realista em que h(asterisco) pode não estar contido na classe de hipóteses do learner e, portanto, o objetivo do teacher é fazer o learner convergir para a melhor aproximação disponível de h(asterisco). Também consideramos o cenário com black-box learners não adversários e mostramos que podemos obter melhores resultados para o tipo de learner que se move para a próxima hipótese de maneira suave, preferindo hipóteses que são mais próximas da hipótese atual. Em seguida, definimos e abordamos o problema de Aprendizado com Restrição de Tempo considerando um cenário em que temos um enorme conjunto de dados e um limite de tempo para treinar um dado learner usando esse conjunto. Propomos o método TCT, um algoritmo para essa tarefa, desenvolvido com base nos princípios de Machine Teaching. Apresentamos um estudo experimental envolvendo 5 diferentes learners e 20 datasets no qual mostramos que TCT supera métodos alternativos considerados. Finalmente, provamos garantias de aproximação para uma versão simplificada do TCT.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui