$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PODERIA SER EU A ASSASSINADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BARBÁRIE
Autor: DHARVIND ANACLETO AGUIAR
MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
PAULA FRANCO COSTELHA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63738
Catalogação:  18/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63738@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63738

Resumo:
Neste artigo-manifesto, refletimos sobre as emoções de professores diante de notícias sobre atos violentos em escolas brasileiras. Para realizarmos nossa análise discursiva, investigamos comentários feitos por esses profissionais no Instagram, em postagens que noticiaram o ataque ocorrido em uma escola de São Paulo, cujo resultado foi o cessar violento da vida da professora Elizabeth Tenreiro. Criamos inteligibilidades sobre os discursos analisados, no que tange às emoções dos professores, a partir de um construto teórico alinhado à Linguística Aplicada Contemporânea, refletindo sobre luto e educação como práticas de resistência e como formas de valorização da vida. Também fundamentamos nossa abordagem segundo o Sistema de Avaliatividade em diálogo com os estudos de narrativas. Nossos entendimentos apontam que os professores-comentaristas expressam suas emoções em narrativas de sofrimento ao passo que sugerem ações engajadas, revelando a necessidade de organização em prol de um movimento não violento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui