$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: CENAS COTIDIANAS NA SALA DE AULA: QUANDO A ESTIGMATIZAÇÃO PREJUDICA O PROTAGONISMO DE PROFESSORES E ALUNOS
Autor: DEISE FERREIRA VIANA DE CASTRO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63714
Catalogação:  16/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63714@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63714

Resumo:
Este trabalho visa a apresentar ponderações a respeito do papel do professor em sala de aula como facilitador e protagonista inicial no processo de ensino e aprendizagem a fim de transformar o aluno também em protagonista e agente em busca do conhecimento. Com o intuito de observarmos os entendimentos sobre o que acontece na interação professor/ aluno, trazemos a teoria da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2006; MILLER, 2013; MILLER e CUNHA, 2019; MILLER e MORES BEZERRA, 2015, ALLWRIGHT e HANKS, 2009) como norteadora do estudo, conectando-a à teoria goffmaniana sobre situações sociais (GOFFMAN, 2002 [1964]) e estigma (GOFFMAN, 2004 [1963]) a fim de discutir algumas cenas cotidianas sobre interações sociais em uma sala de aula de língua materna. Este artigo, de cunho qualitativo e interpretativista, vai ao encontro dos posicionamentos teóricos contemporâneos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1994 e 2006; RAJAGOPALAN (2003) no que diz respeito às mudanças necessárias sobre a pesquisa do praticante em sala de aula.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui