XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CENAS COTIDIANAS NA SALA DE AULA: QUANDO A ESTIGMATIZAÇÃO PREJUDICA O PROTAGONISMO DE PROFESSORES E ALUNOS Autor: DEISE FERREIRA VIANA DE CASTRO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 63714
Catalogação: 16/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63714@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63714
Resumo:
Título: CENAS COTIDIANAS NA SALA DE AULA: QUANDO A ESTIGMATIZAÇÃO PREJUDICA O PROTAGONISMO DE PROFESSORES E ALUNOS Autor: DEISE FERREIRA VIANA DE CASTRO
Nº do Conteudo: 63714
Catalogação: 16/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63714@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63714
Resumo:
Este trabalho visa a apresentar ponderações a respeito do papel do professor em sala de aula como facilitador e protagonista inicial no processo de ensino e aprendizagem a fim de transformar o aluno também em protagonista e agente em busca do conhecimento. Com o intuito de observarmos os entendimentos sobre o que acontece na interação professor/ aluno, trazemos a teoria da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2006; MILLER, 2013; MILLER e CUNHA, 2019; MILLER e MORES BEZERRA, 2015, ALLWRIGHT e HANKS, 2009) como norteadora do estudo, conectando-a à teoria goffmaniana sobre situações sociais (GOFFMAN, 2002 [1964]) e estigma (GOFFMAN, 2004 [1963]) a fim de discutir algumas cenas cotidianas sobre interações sociais em uma sala de aula de língua materna. Este artigo, de cunho qualitativo e interpretativista, vai ao encontro dos posicionamentos teóricos contemporâneos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1994 e 2006; RAJAGOPALAN (2003) no que diz respeito às mudanças necessárias sobre a pesquisa do praticante em sala de aula.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |