$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO NUMÉRICO DA RIGIDEZ E FREQUÊNCIA NATURAL EM FERRAMENTAS DE TORNEAMENTO INTERNO
Autor: SERGIO DEZEBELES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDERSON PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63697
Catalogação:  16/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63697@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63697

Resumo:
As ferramentas utilizadas no processo de torneamento interno sao susceptiveis a ocorrencia de vibracoes durante a usinagem, gerando acabamentos de superficies degradados. Diversos parametros influenciam nas vibracoes no torneamento, tais como velocidade e profundidade do corte, rigidez e massa da ferramenta e frequencia do forcamento. O presente trabalho visa o estudo das principais fontes de vibracao durante o torneamento para que possa ser desenvolvida uma ideia de melhoria para a ferramenta, visando atenuar os efeitos dessa vibracao. Foi concluído que existem maneiras de fácil fabricação e aplicação que, quando aderidas ao chão de fábrica, aumentarão a rigidez da ferramenta, diminuindo a amplitude de vibração, o que possibilita aos operadores utilizar parâmetros de corte menos conservadores, aumentando a produção da fábrica e diminuindo os retrabalhos relacionados ao acabamento do produto. Mostrou-se também a importância de uma boa fixação dos acessórios na ferramenta, influenciando diretamente nos resultados obtidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui