XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PERCEPTIONS OF THE INTERVENED ARCHITECTURAL SPACE: IMPRESSION AND EXPRESSION IN THE EPHEMERAL INSTALLATIONS OF PENIQUE PRODUCTIONS Autor: CAROLINA Y GONZALES LEAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FERNANDO ESPOSITO GALARCE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 63592
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63592@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63592@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63592
Resumo:
Título: PERCEPTIONS OF THE INTERVENED ARCHITECTURAL SPACE: IMPRESSION AND EXPRESSION IN THE EPHEMERAL INSTALLATIONS OF PENIQUE PRODUCTIONS Autor: CAROLINA Y GONZALES LEAL
Nº do Conteudo: 63592
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63592@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63592@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63592
Resumo:
The present work is a study space about artistic installations and its study
space, intervening on the visualizerbit and its effects on the study relationship on
the visualizer. Based on the phenomenological notion of perception, which is built
from the sensorial experience with the environment, the research is developed
based on the proposal that the intervention space to the public is a shift in the
perception of a preexisting architecture, thus generating new possibilities. of
interaction between body – of the viewer – space and animated interaction. The
relationship established between the public and the artwork of space eventuality –
causes internal processes of feelings reactive to spatial stimuli – and expressions
– externalized physical reactions – to be structured in a subjective way in each.
Analyzing as artistic installations by the collective Penique Productions, a research
aims to reflect on a sensorial experience, delimited in a space-time space, from an
architecture modified by an ephemeral artistic interference, analyzing two of his
works. The qualitative method of place is developed by mobilizing authors such as
Juhani Pallasmaa, Merleau-Ponty, Norberg-Schulz, António Damásio and Hal
Foster, discussing the concepts of space, memory and imagination, matter, tactility
and time. A survey of information about the works of Penique Productions was
carried out, investigating the compositional elements of the space with their
interventions, such as spectators reactions to such stimuli, intentional dos, in
addition to an interview with Sergi Arbusà, founder of the collective.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |