$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O NEXO CRIME-GEOPOLÍTICA E CRIMES AMBIENTAIS TRANSNACIONAIS NA FLORESTA AMAZÔNICA
Autor: ANDRE DUFFLES TEIXEIRA ARANEGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KAI MICHAEL KENKEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63583
Catalogação:  08/08/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63583@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63583@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63583

Resumo:
Esse estudo investiga os potenciais para consolidação de uma agenda de pesquisa promissora: o nexo crime-geopolítica – aqui conceituado como um espaço eclético para produção de estudos científicos preocupados com o interstício entre relações internacionais, crime organizado e geopolítica. Ele fornece insights sobre a lógica geopolítica na qual atores não-estatais criminosos operam no contexto internacional para definirem suas estratégias, promoverem sua transnacionalização, formularem alianças e aperfeiçoarem seu controle na gestão de territórios, mercados ilícitos e instituições relevantes ao longo de cadeias de suprimentos ilícitos. Em quatro capítulos, a pesquisa responde a seguinte pergunta: qual é o papel geopolítico da Floresta Amazônica em cadeias de suprimentos ambientais ilícitos? O primeiro capítulo apresenta as fundações teóricas e metodológicas do estudo. O segundo capítulo promove um diálogo entre as Relações Internacionais, Criminologia e Geografia para explorar as abordagens existentes sobre crime e geopolítica. Ele também introduz sua abordagem diante do nexo crime-geopolítica. O terceiro capítulo analisa em aspectos relevantes de crimes ambientais transnacionais. O último capítulo examina os hubs estratégicos do crime ambiental transnacional localizados na Floresta Amazônica e as dinâmicas em rede de cadeias de suprimentos ilícitos, do nível local ao global. A Floresta Amazônica possui um papel geopolítico significativo globalmente em crimes ambientais transnacionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui