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Título: IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA MODA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MODA
Autor: LARISSA CHRISTINE S DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63480
Catalogação:  02/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63480@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63480

Resumo:
A terceirização é uma prática cada vez mais comum nas organizações, não só como uma decisão econômica, mas também estratégica. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal apresentar e analisar as vantagens competitivas e os impactos que a terceirização traz para a indústria da moda. Para isso, são utilizadas as perspectivas da Teoria dos Custos de Transação, Teoria da Agência e Teoria dos Recursos. Para analisar as vantagens competitivas e impactos da terceirização na indústria da moda, é realizado um estudo de caso em uma empresa de moda praia localizada no Rio de Janeiro. O estudo investiga como a terceirização de determinadas atividades influencia a eficiência operacional, a qualidade do produto e a flexibilidade da empresa. Além disso, é analisada a relação entre os fornecedores e clientes. Espera-se que este trabalho forneça uma compreensão aprofundada das vantagens competitivas proporcionadas pela terceirização na indústria da moda, bem como uma análise dos impactos positivos e negativos associados a essa prática. A partir das entrevistas realizadas com o terceirizado e o terceirizador e da análise do estudo de caso, foi possível concluir que a terceirização é uma decisão estratégica para as organizações e dessa forma consegue ser usada como vantagem competitiva na indústria da moda, reduzindo custos, aumentando a flexibilidade da produção e precificação competitiva. Os resultados do estudo de caso também podem ajudar outras empresas do setor a tomar decisões informadas sobre terceirização e a otimizar sua cadeia de suprimentos.

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