$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: NEOLIBERALISM, CITIZENSHIP, AND HIGHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE MANIFEST A BRIDGE TO THE FUTURE IN LIGHT OF INTERNATIONAL RELATIONS
Autor: VALQUIRIA LIMA SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - ADVISOR
Nº do Conteudo: 63334
Catalogação:  25/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63334@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63334@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63334

Resumo:
In this thesis, I will analyze the intersections of the neoliberal order with citizenship and higher education, using as a case study the manifesto A Bridge to the Future, which materializes in public policies such as Constitutional Amendment 95/2016 – the Public Spending Cap. In a macro sense, the new market order is dispersed in the international system through economic globalization, where the guidelines of International Organizations such as UNESCO, World Bank, and OECD reproduce and legitimize their premises. On the local level, the market order transforms, creating a bottom-up neoliberalism and increasingly fractured citizenship – sublimating through the annihilation of the social and destabilization of access to rights. Thus, this thesis focuses on the deterioration of neoliberalism in the spaces and territories of the social and the political, seeking to reflect on: How the discourses present in the manifesto A Bridge to the Future affect and intersect with citizenship, higher education, and the university? For this purpose, I use the critical discourse analysis of Fairclough, which allows a linguistic and semiotic analysis of social processes and their interconnected practices with the globalized neoliberal order; I investigate, beyond a document, a political scenario – a network of discourses that symbolizes a period of deepening neoliberal policies marked by the loss and/or reduction of access to collective rights such as citizenship and higher education.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui