$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE, MATERIALISMO E ANSIEDADE DE MORTE COMO PREDITORES DO SENTIDO DE VIDA DOS ADULTOS EMERGENTES
Autor: ALEXANDRE RODRIGUES SENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
SAMUEL LINCOLN BEZERRA LINS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63185
Catalogação:  11/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63185@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63185@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63185

Resumo:
Os adultos emergentes de 18 a 29 anos estão na fase do desenvolvimento que precede a vida adulta marcada pela autonomia e independência. Além dos desafios peculiares, a pandemia da COVID 19 os expôs à maior tragédia humanitária desde a segunda guerra mundial. O estudo propôs avaliar a espiritualidade, religiosidade, materialismo e ansiedade perante a morte como preditores para presença e busca de sentido neste contexto sociocultural com intensas ameaças psíquicas. A pesquisa obteve 434 respondentes brasileiros e 615 portugueses. O objetivo da investigação foi verificar o quanto religiosidade, espiritualidade, materialismo e ansiedade perante a morte podem explicar a presença e a busca de sentido de vida. Após averiguar os dados de cada país, fez-se uma comparação dos resultados. O estudo utilizou-se dos instrumentos: Escala de Sentido de Vida (Steger et al., 2006); Escala de Não-Religiosidade e Não-Espiritualidade (Cragun, 2015); Escala de Materialismo (Richins, 2004) e o Questionário de Ansiedade Perante a Morte (Conte et al., 1982). Os resultados demonstraram seguintes os resultados tanto para os respondentes brasileiros quanto portugueses: (1) a religiosidade predisse a presença de sentido na vida. Uma menor religiosidade explicou a busca pelo sentido; (2) a espiritualidade não explicou presença de sentido, mas explicou a busca pelo sentido na vida; (3) o materialismo não explicou nem a presença e nem a busca do sentido de vida; (4) por fim, a menor ansiedade de morte predisse a presença de sentido. A análise qualitativa da pergunta Sena, Alexandre Rodrigues; Pessôa Luciana Fontes; Lins, Samuel Lincoln Bezerra. Religiosidade, espiritualidade, materialismo e ansiedade de morte como preditores do sentido de vida dos adultos emergentes. Rio de Janeiro, 2023. 240p. Tese de Doutorado – Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. aberta: o que lhe vem à mente quando pensa sobre o sentido da vida?, foi realizada a partir do software IRAMUTEQ. O estudo dos dados textuais revelou que agnósticos e sem religião possuem menor presença de sentido e, consequentemente, estão numa busca mais intensa pelo sentido de vida. A análise de correlações e o teste t corroboraram com os resultados encontrados nas regressões e na análise qualitativa. A investigação contribui para a compreensão do sentido de vida dos adultos emergentes. A presença de sentido de vida demonstrou a possibilidade de maior saúde psicológica e bem-estar durante o enfrentamento da pandemia da COVID 19.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui