$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FRANCISCO E O QUEFAZER TEOLÓGICO
Autor: FRANCISCO DE AQUINO PAULINO JUNIOR
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63156
Catalogação:  10/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63156@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63156@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.63156

Resumo:
Há um amplo consenso acerca do caráter reformador do ministério pastoral de Francisco. Muitos falam, inclusive, de uma nova etapa do no processo de recepção do Concílio, depois do longo inverno ou da longa seca que se abateu na Igreja nas últimas décadas. Esse processo de conversão/renovação/reforma eclesial vem sendo analisado por vários autores sob diferentes pontos de vista: pastoral-missionário, social, moral, litúrgico, estrutural, legislativo, teológico-eclesiológico etc. Nossa reflexão está centrada na compreensão (mais ou menos explícita e elaborada) de teologia e do fazer teológico, presente nos vários escritos de Francisco, particularmente em pronunciamos dirigidos à Comissão Teológica Internacional e a eventos teológicos. Destaca sua insistência numa teologia feita no sulco aberto pelo Concílio Vaticano II, como parte da missão salvífico-evangelizadora da Igreja, em fidelidade criativa à Tradição, nas fronteiras e periferias do mundo. E mostra como isso não é uma mera questão de estilo pessoal e opcional, mas algo constitutivo e determinante da identidade da teologia e do teologizar e, portanto, algo que diz respeito ao próprio estatuto da teologia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui