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Título: CHEGOU O PROGRESSO: A PAISAGEM COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL CAIÇARA
Autor: LUANA MARIA DE ARISTEU V MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO PENNA FIRME PEDROSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63000
Catalogação:  23/06/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63000@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63000@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63000

Resumo:
Chegou o progresso A paisagem como instrumento de análise do desenvolvimento de uma comunidade tradicional caiçara. A tese tem por objeto de análise a problemática do desenvolvimento estudada em Trindade, extremo sul de Paraty, RJ. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de caráter qualitativo e objetiva descrever a cultura e o território; identificando desenvolvimento vivido e desenvolvimento idealizado; e analisando as dinâmicas de desenvolvimento socioespacial entre os três grupos geracionais envolvidos no estudo. Para tal realização, a análise da paisagem é de fundamental contribuição, sendo executada através do levantamento de dados primários e secundários (Campo, Entrevistas, Imagens de Satélite, etc.). A análise gerou um inventário de eco-símbolos sobre o ecúmeno e um inventário de representações, valores e conceitos e política. Também uma tabela de identificação das diferentes formas que a paisagem de Trindade é percebida e usada para cada geração. Por fim, verificou-se que os anseios gerais da nova geração são relativamente semelhantes aos anseios para as futuras gerações, distinguindo-se nos caminhos que identificam como possíveis e na esperança que a juventude carrega de um desenvolvimento sadio, pensado e realizado por eles e para eles.

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