$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTRATÉGIAS DE REABILITAÇÃO PARA PACIENTES PÓS-COVID-19 COM PREJUÍZOS COGNITIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor: CAIO GOMES PARIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ORIENTADOR
EELCO VAN DUINKERKEN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 62589
Catalogação:  22/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62589@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62589@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62589

Resumo:
Prejuízos cognitivos persistentes foram descritos em pacientes pós-COVID-19 independentemente da severidade da infecção, indicando que mesmo pacientes com infecção de grau leve ou moderado podem apresentar complicações cognitivas contínuas. Estratégias não-farmacológicas para reabilitação cognitiva ainda não foram revisadas de maneira sistemática neste grupo de pacientes. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi sistematicamente identificar, resumir e avaliar estudos de intervenção não-farmacológica avaliando desfechos cognitivos em pacientes com prejuízos neuropsicológicos persistentes após casos de COVID-19. Uma busca sistemática por artigos foi conduzida no dia primeiro de Julho de 2022. No total, 833 artigos foram identificados, dos quais 13 estudos foram incluídos na revisão final. Dentre esses, 7 eram estudos de grupo e 6 estudos de caso de sujeito único. Os estudos de grupo incluíram entre 12 e 50 participantes, e 2 destes também incluíram grupos controle. A maior parte dos estudos (11/13) testou a efetividade de intervenções multimodais de reabilitação, em geral combinando exercícios físicos com estimulação cognitiva. Dentre outros protocolos, reabilitação respiratória, ocupacional, psicossocial e fonoaudiológica também foram investigados. Com exceção de dois artigos, todos estudos descreveram resultados positivos após os processos de intervenção, incluindo aumento em escores de testes neuropsicológicos, redução em percepção de fadiga cognitiva e aumento de funcionalidade em atividades da vida diária. No entanto, as diversas limitações da presente literatura indicam que tais resultados devem ser interpretados com cautela.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui