$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE O CONFLITO PSÍQUICO E O CONFLITO POLÍTICO: UM ESTUDO SOBRE A IDEIA FREUDIANA DE DESAMPARO
Autor: MARINA SANTOS DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO GUIMARAES NUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62560
Catalogação:  18/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62560@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62560@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62560

Resumo:
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do conceito de desamparo no percurso teórico de Freud, desde os textos prépsicanalíticos do final do século XIX, até suas últimas obras na década de 1930. Investigamos como Freud compreende, a partir da categoria de desamparo, algumas das mediações presentes entre a vida psíquica e a vida política, ou ainda, alguns dos elos que unem o desenvolvimento singular dos indivíduos e o desenvolvimento geral da civilização. Analisando a categoria do desamparo, pudemos compreender como Freud passa a conceber a vida como uma dádiva conferida pelo Outro e não como o propósito máximo do ser vivente. Isto é, sem a alteridade não há destino para a pulsão senão a destruição total da vida. Tal conclusão revela a necessidade de pensarmos o aparelho psíquico como o produto de um trabalho social e não como algo essencialmente individual.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui